top of page

Reiki e seus Grão-Mestres

Atualizado: 12 de nov. de 2023

Acredita-se que a técnica de imposição das mãos que usamos hoje foram utilizadas pela primeira vez por Buddha e mais tarde por Jesus. Outras pessoas ainda olham mais para trás, para as civilizações de Mu e de Atlântida, para o nascimento e desenvolvimento do Reiki. Porém essas civilizações mais antigas usavam da comunicação boca a boca para passar a sua história e as suas práticas de geração a geração. Com isso, muito conhecimento e sabedoria foram perdidos, e sem prova escrita, podemos apenas especular.

O que podemos afirmar certamente é que ele foi redescoberto no final do século XIX pelo Dr. Mikao Usui, no Japão.

Assim como as antigas civilizações, no japão, neste período, também era se utilizado a comunicação boca a boca, portanto, além do túmulo do Dr. Mikao Usui, tem havido pouco evidência de sua vida e obra.


Mikao Usui

Mikao Usui

Muitos acreditam que sua história foi alterada para atender a sociedade ocidental, visto que o Reiki começou a seu difundido no ocidente no período da Segunda Guera Mundial.

Em alguns escritos sobre o Reiki, declaram que Dr. Usui era um monge cristão e lecionava na Universidade Doshisha, em Kyoto. Um dia um aluno questionou Dr. Usui se ele acreditava que os ensinamentos da Bíblia eram verdadeiros. Se poderia Jesus curar as pessoas pelo toque, ele questionou se o Dr. Usui poderia curar os doentes como Jesus.

Envergonhado e incapaz de elaborar uma resposta, a história diz que Dr. Usui renunciou seu posto e começou sua busca para descobrir como ele poderia curar da forma como Jesus teria curado. Conta-se que Dr. Usui decidiu começar sua busca na América, na Universidade de Chicago. Porém o mestre William Rand tem sido capaz de contrapor essa lenda, pois na Universidade de Chicago não há qualquer registro do Dr. Usui, assim como na Universidade de Doshisha, onde é falado que ele lecionava.

Mikao Usui cresceu em Taniai, distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu. Fazia parte de uma família onde era praticado o Zen Budismo por onze gerações. Estudou medicina alopática com vários médicos ocidentais.

Após muitos anos de estudo, lendo antigos sânscritos e sutras, em um mosteiro Zen, Usui encontrou referências a uma antiga forma de cura. Mas para a sua utilização precisava da sua sintonização, partiu para o Monte Kurama, onde começou sua meditação de 21 dias. No vigésimo primeiro dia, uma luz, vinda do céu, atingiu sua testa, no Chakra Frontal. Usui ficou inconciente e teve uma visão dos símbolos encontrados anteriormente por ele nos sutras. Mais tarde, em uma nova meditação, Mikao Usui foi iluminado com os cinco princípios do Reiki.

Em Abril de 1922, Usui abriu a escola Usui Reiki Ryoko Gakkai, em Tóquio. Ela existe até hoje. Mikao Usui morreu em 1926 em Fukuyama, Hiroshima.


Chujiro Hayashi

Chujiro Hayashi

O Dr. Chujiro Hayashi foi o escolhido, por Mikao Usui, para ser o próximo Grão-Mestre do Reiki. Foi doutor em medicina e comandante da Marinha Imperial Japonesa. Foi um dos mais devotos alunos de Mikao.

Fundou a primeira clínica de Reiki, em Tókio. A clínica continha oito leitos, onde, em cada um, dois reikianos tratavam as pessoas e seus problemas. Hayashi consegui mantê-la por mais de 20 anos, graças a ajuda daqueles que podiam pagar seus tratamentos e aos resultados que obtinha. A clínica chegou a ser reconhecida como uma alternativa válida para todos os tipos de problemas.

Com as informações dos tratamentos da clínica, Hayashi estruturou o método Reiki, possibilitando que todas as pessoas pudessem utilizá-lo sem conhecimentos prévios especiais. Criou as 18 posições do Reiki.

Em 1940, o Japão estava próximo da guerra com os Estados Unidos. Ele estava ciente de que iria ser chamado para lutar. Como um homem de cura e paz, ele decidiu que a única coisa digna a se fazer era precipitar sua transição.

Chujiro Hayashi declarou a Sra. Hawayo Takata como sua sucessora e a terceira Grã-Mestre do Reiki, Hayashi deitou-se e permitiu que seu espírito deixasse seu corpo. Chujiro Hayashi faleceu no dia 10 de maio de 1941, Neste período, havia somente cinco mestres vivos e dentre eles, a sua própria esposa Chie Hayashi.


Hawayo Takata

Hawayo Takata

Hawayo Kawamura nasceu na ilha do Havaí. Aos 17 anos, casou-se com Saichi Takata. Eles tiveram duas filhas, porém seu marido acabou falecendo e Hawayo precisou cuidar sozinha de suas filhas pequenas. Após cinco anos da morte de seu marido, ela foi diagnosticada com sofrimento de esgotamento nervoso. Ela também sofria de problemas respiratórios. Com a morte de sua irmã, Takata foi para o Japão dar a notícia para seus pais. Aproveitando que estava no país, procurou ajuda em um hospital em Akasaka. Descobriu-se que além dos problemas respiratórios e da vesícula biliar doente, ela ainda foi diagnosticada com um tumor e apendicite. Seu médico aconcelhou-a auma cirurgia imediata. No dia seguinte, no momento da preparação de cirurgia, ouviu uma voz dizendo "A cirurgia não é necessária, pergunte". Takata perguntou ao cirurgião se havia outro jeito de ela ser curada, e ele mencionou a clínica de Reiki do Dr. Hayashi. A Sra. Takata foi à clínica e recebeu tratamentos regularmente, durante quatro meses, e foi completamente curada. Contra toda tradição, ela foi capaz de convercer o Dr. Hayashi a lhe permitir trabalhar e treinar em sua clínica por 12 meses. No final desse tempo, ela recebeu o segundo grau em Reiki. No verão de 1937, Takata retornou ao Havaí e montou a sua própria clínica de Reiki. Em fevereiro de 1938, o Dr. Hayashi visitou Takata e convidou-a a torna-se mestre de Reiki. Ela foi a primeira mulher e estrangeira a que se concedeu essa honra. Em 1940, Takata retornou ao Japão para se encontrar com Hayashi, ele explicou sua decisão de deixar este mundo e, com isso, os dois passaram dias planejando o futuro do Reiki. Depois da morte de Hayashi, Takata voltou ao Havaí para continuar seus ensinamentos e curas. Este é o ponto no qual a história do Reiki foi alterada e passou a retratar o Dr. Mikao Usui como um cristão. A Sra. Takata perceber que o povo americano e o mundo ocidental teria certa intolerância com os japoneses, o que seria impossível introduzir um método de cura, onde suas raízes vieram no Japão. Em 12 de dezembro e 1980, Takata faleceu e suas cinzas foram enterradas no templo budista do hilo.

Depois de Takata...

Phyllis Lei Futumoto

Após sua morte, um grupo de mestres iniciados por ela e Phyllis Lei Futumoto (neta de Takata) se reuniram no Havaí e ao final da semana, eles reconheceram Phyllis como a sucessora de Hawayo Takata. Quando o grupo de mestres se reuniu novamente, isso levou à formação da The Reiki Alliance (Aliança Reiki): uma comunidade internacional de Mestres de Reiki praticando e ensinando Usui Shiki Ryoho, dedicada a continuar a prática que a avó de Phyllis, Hawayo Takata havia ensinado. Uma outra associação foi criada por outros mestres também iniciados por Takata. Esta outra associação foi formada pelo Dr. Weber e foi chamada de The American Internacional Reiki Association, A.I.R.A. (Associação Americana Internacional de Reiki, em português). Phyllis Lei Furumoto, após alguns anos convivendo com um câncer de mama.

Nos últimos tempos, já sabendo que não haveria solução, ela suspendeu o tratamento médico, incluindo todas as medicações para alívio dos sintomas, e viveu confortavelmente suas últimas semanas recebendo Reiki, massagem e chás de ervas. Em 31 de março de 2019, Phyllis fez sua transição de sua vida terrena em Green Valley, Arizona. Duas semanas antes de sua transição, Phyllis reconheceu Johannes Reindl, nascido na Áustria, como seu sucessor.

Johannes Reindl

Johannes Reindl


























 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T


Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page