top of page

Notas Autobiográficas de Mikao Usui (Datado de cerca de 1910)

Atualizado: 31 de out. de 2023


Fot Mikao Usui

Notas Autobiográficas de Mikao Usui (Datado de cerca de 1910)


Eu, Usui, decidi certificar por escrito meus motivos e inspirações, bem como os motivos pelos quais apresentei esta nova ciência espiritual (Reiki), que na verdade é uma ciência espiritual muito antiga que se perdeu e se esqueceu.

Eu era o mais velho de uma família de três irmãos e duas irmãs. Meu pai pertencia a estágio inferior nobres, ele, por sua sabedoria ou astúcia, fez anotações sobre o antigo governo do regime militar, que 50 anos antes do meu nascimento foi derrubado como uma mesa usada e desnecessária, que finalmente se desfez e caiu no chão, graças à sabedoria e uma coordenação muito boa das maquinações do Imperador Meiji e seus muitos associados. Isso levou a uma mudança nas relações nacionais, o que foi chocante para o país e para o povo.

Desde a época de Naro, e talvez até antes, até meados do século XIX, o Japão, embora nunca o tenha admitido, imitou a China e as correntes ocidentais em termos espirituais e culturais. Foi bom para o povo chinês que estava obcecado com essa ideia. Eles não apenas abençoaram o Japão para seguir o caminho de sua arte, linguagem, escrita, arte da caligrafia e, claro, o grande dom do Dharma, os ensinamentos de Confúcio e os ensinamentos de Lao Jie, eles também introduziram sua tendência para manter a estabilidade e conter a mudança social. Como muitos outros jovens daquela época, senti que isso não levaria a nada de bom.

Quando eu tinha 16 anos, vi pela primeira vez na minha vida motor a vapor e quase caiu no choro por sua simetria, perfeição, elegância, beleza e, claro, função. Algum tempo depois disso, houve um influxo de GEYJIN, uma invasão de bárbaros ocidentais no Japão. A primeira impressão que causaram foi a dos demônios das legiões do passado. Com seus cabelos loiros e rostos vermelhos, eles pareciam os asseclas do Deus da Morte erguendo-se do solo e, é claro, o cheiro que emanava deles confirmava que esses bárbaros oceânicos de olhos redondos não vieram do Oriente para o Japão, mas mais definitivamente derramado dos reinos mais baixos do reino do Deus da Morte.

No entanto, conheci um, o Dr. Phillips, que era médico em sua religião cristã e intérprete dela, uma espécie de bonza (padre japonês) ou "professor de balada", além de médico e filósofo. Ao conhecê-lo, descobri que ele é uma pessoa maravilhosa, uma natureza completamente não terrena em comportamento e maneiras, e ainda assim reconheci nele uma pessoa real e um grande intelectual. Senti na época, como muitos jovens, que quero estudar todo o conhecimento do Ocidente e que posso fazer qualquer doação, mesmo sentado em uma sala com uma personalidade tão perfumada, posso absorver seu conhecimento.

Dr. Phillips me explicou a doutrina do Cristianismo que me fascinou o suficiente. Pareceu-me que era muito semelhante à prática de Amida (Amitaba) na Terra Pura; e, finalmente, fui capaz de entender que talvez Cristo tenha estudado a doutrina da Escola da Terra Pura e depois tentado explicá-la ao seu povo, que era tão estúpido que o puniu com a crucificação. Claro, eu não poderia aceitar o motivo principal, nem naquela época nem no futuro, ou seja, que uma pessoa vive apenas uma vez e deve obedecer a um deus bastante mutável, frívolo, cruel e vingativo.

Como budista, eu sabia que todos os Budas eram bons, mas dos 16 aos 27 anos rejeitei minha fé e segui o Grande Deus do Conhecimento, ou pelo menos o conhecimento que foi trazido ao meu país pelo Gaijin. Estudei medicina e física, tornei-me médico através dos bons ensinamentos do Dr. Phillips e outros professores; alguns eram da Universidade de Princeton, alguns de Harvard e alguns da Universidade de Chicago.

Recebi minha qualificação médica por ordem do imperador e pude praticar com o Dr. Flips e seu colega, o médico holandês, Dr. Kerngold. Comecei a estudar os melhores detalhes de cirurgia, farmacologia e tratamento e diagnóstico de doenças.

Infelizmente, naquela época uma epidemia de cólera grassava no Japão, da qual tanto nosso povo quanto eu sofríamos. Aos 27 anos, fui acometido por uma doença terrível. A única cura para o cólera eram pequenas pílulas de ópio que derretiam debaixo da língua. Isso deveria retardar o trabalho do intestino grosso e o paciente não precisava perder muita umidade. Outro remédio desenvolvido durante esse período é uma mistura suave de água salgada e cloreto de potássio com suco de fruta para evitar a desidratação e aumentar os eletrólitos que afetam o equilíbrio sódio-potássio do corpo.

Agora posso dizer o seguinte sobre o ópio; naquela época e até mais tarde na minha vida, era artificial, mas muito forma efetiva descobertas de consciência. Mais tarde, percebi que posso conseguir tudo isso por meio da meditação simples; além disso, quando você abre sua mente por meio do ópio, sente um efeito doloroso no corpo, o que declaro com plena confiança.

Uma tarde, mergulhei na inconsciência, pelo menos não conseguia me mover, quando de repente, ouvi o Dr. Phillips dizer amargamente para dois de seus colegas japoneses - Tom Dak e ... não sei quem mais, ele era um sobrinho Annoi Tetsuma, que não vou durar nem uma noite e já estou partindo para outro mundo. Minha pressão arterial estava muito baixa, quase insignificante, e meu coração batia tão fraco que ele esperava que parasse naquela noite, talvez até mesmo à noite. As pessoas ficaram muito aborrecidas; mas não fiquei chateado.

Lembrei-me dos ensinamentos da minha infância e pensei na Terra Pura de Buda Amida, sabia que por acreditar nisso, eu entraria nela. Em minha mente, comecei a recitar o mantra de Amida; "Namo Amida Butsu, Namo Amida Butsu, Namo Amida Butsu." Eu caí nas profundezas, um estado semiconsciente e depois escuridão, um estado sem desejos. No início da noite comecei a acordar e percebi que não estava em um quarto de hospital, mas em um lugar cheio de luz, a mais bela luz dourada. Eu pensei: “Estou morto e estou na Assembleia da Terra Pura”.

Bem, nisso eu estava errado. Eu estava com Buda Mahavairochana. À sua direita estava Amida, à sua esquerda estava o Buda da Medicina, e acima da cabeça de Mahavairochana estava nosso primeiro professor, Shakiyamuni. Eles foram cercados por incontáveis ​​Budas e Bodhisattvas e seus séquitos. Imediatamente, senti uma grande tristeza por ter desistido deles.

Mahavairochana falou comigo e eu vi seu rosto, o rosto mais gentil e amoroso, livre de paixões e apegos, mas cheio de compaixão por todos os seres sencientes. Ele me disse: "Meu pobre filho, você está com medo de que, devido ao abandono de nossa antiga fé herdada, nós o abandonemos. Nós apenas sentimos compaixão por você e todos os seres sofredores no oceano fervilhante do Samsara, por todos os que enfrentamos com os dois produtos do mal - nascimento e morte. "

Ao mesmo tempo, fui tomado de alegria e felicidade, e naquele momento entendi toda a devoção que esses seres espirituais superiores sentiam por toda a humanidade, sabendo que todos no passado viveram muitos Kalpas (vidas), acumularam muitas paixões viciosas corpo humano e passou por um sofrimento silencioso antes de inclinar sua cabeça sobre as águas do Samsara e entrar na terra seca do Nirvana, alcançando seu estado de Buda, sabendo de tudo, sabendo de tudo e desenvolvendo compaixão que não muda em nenhuma situação, mas se desenvolve até o momento em que não se tornar perfeito na Consciência Suprema de Buda.

Enquanto observava os Budas e Bodhisattvas, senti minha terrível diferença e pena na frente deles. Caí de cara na frente deles muitas vezes e disse que lamentava ter virado as costas para eles e sua ciência espiritual e preferia a física que nos foi trazida por europeus e americanos.

Buda Mahavairochana sorriu e disse: "Mas você não se afastou, meu filho. Todos os ensinamentos e conhecimentos que liberam o sofrimento vêm da consciência de Buda."

Mais uma vez fiquei maravilhado com a alegria, mas ainda tinha medo de não merecer um lugar na Terra Pura entre a Assembleia. Então o Buda da Medicina falou comigo e disse que eu sou um médico como ele e que esta será minha especialidade e trabalho, e minha missão de recuperação será inventar uma síntese de ambos os ensinamentos. Ele releu o antigo ensinamento para mim, onde a alma, a energia vital de Hari não está separada do corpo e o sofrimento físico aparece inicialmente de Hari e está associado a obstáculos cármicos e ações passadas. Tudo isso leva ao sofrimento, que pode ser temporariamente aliviado com o bisturi e os comprimidos de um cirurgião. Para o tratamento efetivo de uma pessoa, é necessário curá-la da ignorância, do ódio e da inveja. Ele deve viver boa vida, trilhe o caminho do meio com cuidado e busque a iluminação para você e para os outros. Este é o único tratamento válido. O próprio Dharma é apenas um bálsamo e um verdadeiro remédio para todos os seres sencientes que sofrem.

Então, quando ele terminou de falar, uma luz azul lápis-lazúli saiu de seu coração. Quando ele me tocou, tudo ficou escuro em minha mente. Porém, na manhã seguinte, quando acordei, para surpresa e alegria do meu médico, não havia sintomas da doença, a não ser fraqueza. Eu me recuperei rapidamente. Naquela época não se ouvia falar de uma pessoa sair do estado em que eu estava, e nem mesmo ter consequências negativas da doença ao mesmo tempo.

Infelizmente, contei ao Dr. Phillips e meus colegas sobre minha visão. Eles atribuíram isso aos efeitos do ópio que recebi e ao calor que tive, e também me disseram que um homem de ciência nunca acreditaria em tal mitologia e outras coisas que indicam claramente ignorância, um camponês analfabeto.

Mais tarde, cerca de uma semana depois da minha recuperação, fui para o meu bonze, que reagiu de uma maneira muito diferente à minha história. Ouvindo sobre minha visão, ele ficou bravo e disse que eu era uma pessoa ignorante e não religiosa; Por que estou mentindo sobre o fato de que tive uma visão e que nem mesmo o grande Abade tinha tal coisa no templo principal. Como eu, um estudante, nem mesmo vestido à maneira tradicional japonesa, poderia ver e experimentar tal coisa. Ele chamou seus guardas e literalmente me jogou para fora do pátio do templo.

Naquela época, de acordo com a tradição familiar, eu já havia crescido como um seguidor do Budismo Tendai; no entanto, quase imediatamente conheci um homem maravilhoso que era o pai da minha melhor amigo... Era Watanabe Sr. Ele praticava o Budismo Shingon. Eu o aceitei como meu mentor e expliquei minha visão para ele.

Juntos, fizemos inúmeras retribuições de fogo em gratidão pela verdadeira bênção que recebi - a fim de homenagear todos os presentes no Encontro de Budas. Comecei a meditar e aprender com Watanabe Bonze e minha vida mudou imediatamente. Fiquei muito calmo. Meus desejos e apegos começaram a desaparecer e os obstáculos que guardava em minha mente desde a infância também começaram a desaparecer, como nuvens ao sol da manhã. Continuei praticando e fiquei todo pequeno e grandes empreendimentos a seita Shingon. Foi um grande despertar espiritual de mim mesmo; e percebi que a visão em que encontrei Buda foi apenas o começo do Caminho e certamente não o fim dele.

Com isso em meu coração, pratiquei como médico e me tornei muito famoso na minha área ao redor de Osaka. Muitas pessoas me procuraram porque achavam que eu tinha a capacidade de curar e que nasci para esse trabalho. Isso não é incomum entre o campesinato, onde a superstição ainda é generalizada, o que para mim nos primeiros anos era simplesmente estúpido, mas agora acredito que foi a aceitação da sabedoria que subjugou o conhecimento de uma pessoa erudita - sabedoria e compreensão de o real estado interno das coisas. Isso acompanha a percepção normal. Quando eu tinha 34 anos, viajei por Tóquio e encontrei um velho baú laqueado em uma livraria com uma foto do Castelo Shingon Emorji. Como devotado e fervoroso praticante de Shingon, achei que deveria conter alguns Sutras ou comentários, então comprei imediatamente a caixa por um pequeno preço.

A superfície externa da caixa era feita de teca muito bonita e a parte interna era feita de madeira de cânfora. Eu o trouxe para casa e descobri que tinha comprado o tesouro que estava procurando, sem saber o que estava procurando, e que me foi confiado pela bondade e compaixão dos Budas e Bodhisattvas dos Três Tempos.

Isso aconteceu quando comecei a meditar sobre o material contido no Tantra Relâmpago e Relâmpago. Enquanto eu lia e meditava, ficou claro para mim que havia um sistema espiritual de cura que voava dos lábios e da língua do Buda Shakiyamuni, e que por causa da ignorância e negligência das pessoas se perdeu por um tempo. Minha decisão foi estudar e melhorar esse sistema de cura e, possivelmente, na velhice, examiná-lo com alunos selecionados, que então o aplicariam e divulgariam ainda mais.

Tornou-se bastante claro que essa era a missão que os Budas haviam confiado a mim na época em que tive a visão. Este poderia ser o caminho que eu segui e com a ajuda do qual eu, Usui, poderia alcançar a Iluminação - melhorando e aplicando este Ensinamento, que curou não só o sofrimento físico externo, mas também o sofrimento interno e os problemas da humanidade. Pode ser combinado com a medicina chinesa e europeia; era compreensível e não contradizia nenhum dos sistemas, mas, na verdade, era a raiz de ambos os sistemas, já que vinha do próprio Buda. Todo conhecimento, tanto chinês quanto GEYJIN, vem da consciência de Buda Shakyamuni, e conhecimento de cura - do Buda da Medicina, conhecimento esotérico - do Bodhisattva Manjushri. Senti que isso se manifestou em uma visão que tive durante minha doença, o que explica minha recuperação milagrosa.

Foram dois acontecimentos que mudaram a minha trajetória de vida e me direcionaram para o cumprimento da missão, que agora entendo quando comecei a escrever, e que será seguida por um aluno Watanabe, filho do meu mentor Watanabe. Também dou alguns conselhos relacionados ao comportamento e à maneira como o médico deve se sentir no mesmo nível em relação aos outros e em relação aos seus pacientes. Por outros, quero dizer colegas, familiares e amigos. Portanto, escrevi tudo para que meus sentimentos que me levaram a desenvolver o sistema Reiki e meus sentimentos sobre os ensinamentos internos e externos e suas aplicações sejam claros.


 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

 

Referências:

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page