top of page

A História de Mikao Usui

Atualizado: 12 de nov. de 2023


Mikao Usui
Mikao Usui

Mikao Usui nasceu em Taniai, na província de Gifu no Japão. Foi descoberto que dia 15 de Agosto de 1865, data em que ele nasceu, foi marcado pelo calendário lunar. Quando trazemos esta data para o calendário solar,  utilizado pelo Ocidente, temos o dia 4 de Outubro de 1865. Não existe uma data certa ou errada, apenas formas diferentes de ver o tempo.


Mikao Usui vinha de uma importante família no vilarejo de Taniai. Seu pai chamava-se Taneuji, também era conhecido como Uzaemon, era o chefe deste vilarejo e um mercador, e seu bisavô produzia saque. Na verdade, o caractere inicial do nome de Mikao, quer dizer o processo de fermentação do saque, talvez era para ele seguir este negócio, mas ele decidiu sair do vilarejo. Trabalhou com diversas coisas, passou por períodos de pobreza, mas sempre dedicou-se aos estudos. Estudou medicina, psicologia, história, religião... É dito também, na pedra de seu túmulo, que ele viajou para o exterior, para a China, para o Ocidente.


Mikao Usui era também conhecido como Gyohan, seu nome de batismo, e tinha três irmãos, Sanya, Kunji (mais novos) e Tsuru (irmã mais velha). Sanya formou-se como médico e partiu para Tóquio, Kunji tornou-se policial em Gifu. Até o momento não há qualquer registro de Tsuru. Sabe-se que em 1923 estes quatro irmãos da família Usui doaram um Tori ao templo Amataka, em Taniai.


Mapa a mostrar a localização de Taniai no Japão

Usui Sensei, casou com Sadako Suzuki e teve dois filhos. O filho Fuji Usui nasceu em 1908 e faleceu em 1946 com 38 anos de idade e a filha Toshiko Usui que nasceu em 1913 e morreu (ainda mais nova com 22 anos) em 1935. Os dois filhos foram sepultados no cemitério Saihoji ao lado dos seus pais.

Mikao Usui e Sadako Suzuki (esposa)
Alunos de Mikao Usui

Não se sabe se qualquer um deles continuou o legado do seu pai ou familiar. Da família, sabe-se que apenas a sobrinha da sua esposa aprendeu Reiki e era monja budista, tendo vivido até aos 107 anos, o seu nome era Mariko, que nasceu em 1897, o nome budista era Tenon-in, faleceu a 30 de Setembro de 2005. Muitas destas informações encontram-se nas pedras lapidares da família Usui, no templo Saihoji.


Os antepassados de Mikao Usui eram os samurai do clã Chiba. O Chiba ascendente do Mikao Usui era Tsuneyasu, terceiro filho de Tsunekane. Toshitane Chiba conquistou a cidade de Usui e crê-se que foi o seu filho que mudou o nome para Usui quando. Mais tarde, foi dada a esta família a aldeia de Taniai, que significa “encontro de vales”.


Aiki-Jujutsu, arte de combate originada no Japão.
Aiki-Jujutsu, arte de combate originada no Japão.

Mikao Usui recebeu uma educação clássica de samurai e o treino das artes marciais fez parte do seu crescimento. Treinou Aiki-Jujutsu, que é uma das mais antigas e refinadas artes de combate originadas no Japão, crê-se ter sido uma das primeiras formas de defesa pessoal do Japão feudal.

Usui recebeu o Menkyo Kaiden, que é certificado dado nas artes tradicionais a quem demonstra total proficiência dentro de uma linhagem ou estilo.


Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lubeck e William Lee Rand, “The Spirit of Reiki”, Mikao Usui estudou, quando jovem, Kiko (a versão japonesa do Chi Kung – uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento), no templo budista Tendai, no Monte Kurama-yama, Norte de Kyoto.

Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia desvitalizado. Algo que não foi do agradado a Mikao Usui e que teria feito nascer a semente daquilo que hoje conhecemos como Reiki.

Em uma de suas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada.

Usui era um homem de talentos muito versáteis e também um amante dos livros, tendo bons conhecimentos que iam desde história, ciência médica, Cristianismo e Budismo e psicologia até à magia dos países das fadas, ciências divinatórias e fisiognomonia.


Monte Kurama, Japão
Monte Kurama, Japão

Em 1919, Usui Sensei principiou um programa de três anos de jejuns e meditação no templo da montanha sagrada Kurama. Estudando as escrituras antigas na biblioteca de Kyoto, Mikao Usui ficou cada vez mais convencido de que havia uma maneira de se reunir com a energia. O universo sem anos de exercício e muita prática, e que ajudará a fazer uma pessoa feliz. Depois da sua experiência neste retiro espiritual, Usui Sensei pediu ao Sacerdote para lhe dar mais alguma ajuda, pois não tinha encontrado ainda o que tinha ido procurar, ao que o sacerdote respondeu "Possivelmente só o encontrarás passando pela experiência da Morte”.

Mikao Usui iniciou então um retiro de 21 dias, onde jejuou, meditou, e fez seus rituais durante todo este tempo (como descrito numa das pedras em redor da sua campa) no Monte Kurama (Norte de Kyoto) em Março 1922. No último dia de seu retiro Mikao Usuí teve sua experiência de Satori (iluminação) onde houve a revelação de como utilizar energia para cura sem ficar desvitalizado. O próprio sensei conta que após quase ter desistido após tanto esforço e sem forças, uma luz muito forte veio da floresta em sua direção, o tomou e caiu inconsciente.

Monte Kurama, Japão

Pelo que consta em uma entrevista do próprio Usui extraída do livro “O legado do Dr Usui “ de Frank Arjava Petter, o sensei Usui teria passado por uma experiência mística que o teria levado a percepção da Energia Reiki.

Logo abaixo um pequeno trecho da entrevista:

Enquanto jejuava, entrei em contato com uma energia intensa e, de um modo misterioso, fui inspirado (recebi a energia Reiki ). Tornou-se claro para mim que eu recebera a arte espiritual de cura…

Mikao Usui teria ficado inconsciente durante algum tempo. Depois de voltar à consciência plena, sentiu-se totalmente revigorado, muito bem disposto e sem qualquer preocupação. Percebeu que algo diferente havia acontecido com ele e que suas capacidades de cura também haviam se ampliado de forma intensa. Compreendeu de imediato que acabava de receber o que esperara durante toda a vida – o poder de curar os outros sem sofrer física ou mentalmente por isso.

Mikao Usui voltou para casa para continuar com sua família e tentar o novo sistema. Tinha um diploma de doutor de literatura, tinha grande conhecimento em Medicina, psicologia, estudos religiosos, a arte da adivinhação, Kiko (Variedades japonesas de Qigong) e outras artes marciais orientais.

Ele colocou conhecimento e tradições na base de seu sistema futuro. Medicina oriental, a teoria dos cinco elementos e taoísta práticas de energia.

Algumas das técnicas de cura de Mikao Usui no Reiki, como acariciar, escanear e dar tapinhas são técnicas Kiko.

Estudo da prática xintoísmo e budismo, particularmente o budismo Tendai, que incluía os templos da montanha sagrada Kurama e o budismo esotérico japonês Shingon.


Mikao Usui mudou-se para Tóquio e em abril 1922, abriu, em Aoyama, sua primeira escola. Fundou a espiritual Sociedade curandeiros trabalhando no sistema de cura natural através da imposição de mãos "Usui Reki Ryoho Gakkai".


Esta Sociedade foi criada não só para educar as pessoas, mas também para curá-las. As pessoas eram muito pobres naquela época e não tinham a oportunidade de usar serviços médicos caros, então o tratamento estava prontamente disponível e barato.

Dia 1 de Setembro 1923, um terremoto de 7,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o Japão, matando mais de 140 mil pessoas e destruindo a cidade de Yokohama e metade de Tóquio.

Usui Sensei e seus alunos trabalharam incansavelmente com feridos nas ruas e em sua clínica, fazendo com que ele e seu trabalho se tornassem conhecidos.


Fotos tiradas por August Kengelbacher


A partir daí, pessoas de destaque da sociedade, inclusive da Marinha Japonesa, passaram a se interessar pela técnica, tendo Usui iniciado Mestre 3 importantes oficiais da Marinha, um dos quais seria responsável pela difusão da técnica, Chujiro Hayashi, que iniciou a Mestra Hawayo Takata, que foi quem trouxe e disseminou o Reiki para o Ocidente.

Assim o Reiki que se “espalhou” pela Europa e Continente Americano ficou conhecido como Reiki Tradicional Ocidental e tem sua estrutura de cursos e suas bases de atuação pautadas nos conhecimentos e realidades dos Mestres Chujiro Hayashi e Hawayo Takata.


Em 1924 Mikao Usui muda-se para Nakano, uma província localizada nos arredores de Tóquio.

Com vários problemas financeiros, viajou para a cidade de Fukuyama com o objetivo de uma negociação para tudo isso, no processo morreu com um acidente vascular cerebral. Segundo alguns pesquisadores, o Mestre Usui já tinha tido dois outros problemas ao nível cerebral e conseguiu tratá-los com o Reiki.


Mikao Usui teve mais de 2.000 alunos, 17 deles, haviam sido iniciados por ele como professores do sistema. Ele levou a seus seguidores o ensinamento de que Reiki Ryoho é o caminho da compaixão e da sabedoria, que é o caminho para alcançar a felicidade e a harmonia.


 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

 

Referências:



Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page