top of page

O Monte Kurama

Atualizado: 31 de out. de 2023


monte kurama

Kurama (鞍馬) é uma cidade rural nas montanhas do norte de Kyoto, a menos de uma hora do centro da cidade. A montanha sagrada de Kurama possui aproximadamente 584 metros.

O complete foi fundado em 770, como uma forma de guardião do lado norte de Kyoto, que naquele período chamava-se Heiankyo (A Capital da Paz e da Tranquilidade).

monte kurama

A principal atração de Kurama é o templo budista Kurama-dera, mas é também pela realização do Festival do Fogo (Kurama Hi Matsuri) anualmente, dia 22 de Outubro, e por sua Kurama Onsen, banhos na parte interna e externa.



Imagens do istock.


Lendas também circundam regiões como essa. Acreditava-se que em regiões como florestas e montanhas, principalmente, nos arredores de Monte Kurama viviam criaturas fantásticas do folclore japonês, os Tengus.

monte kurama

Tengus são criaturas cujas lendas possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta.

O traço físico mais marcante dos tengus é o nariz comprido. A maioria deles também tem barba. Alguns tengus têm cabeça de pássaro — esses eram tidos como grandes artistas marciais.

Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte, telecinese e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam tengu ao reencarnar. Os tengus antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma.


A origem das lendas dos tengus datam do século VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão através de influência da Coréia e da China. Eram particularmente fortes nos arredores do Monte Kurama, onde acreditava-se que ficava a morada do grisalho Sojobo, o rei dos tengus. As lendas que contam a história do guerreiro Minamoto no Yoshitsune relatam que ele foi aluno do Rei dos Tengus, que teria lhe ensinado habilidades mágicas de esgrima. Séculos depois, os tengus começaram a ser considerados formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas.

O papel dos tengus foi mudando drasticamente ao longo do tempo. Em algumas épocas eram tidos como ladrões de crianças, enquanto no período Edo orava-se aos tengus para que ajudassem a encontrar crianças perdidas. Foram considerados também guardiões de templos.


O principal princípio da filosofia do templo Kurama é o Sonten - “Alma Viva”, a “Alma Suprema do universo”, a “Luz Gloriosa” e a “Atividade da Alma”, representando o Amor, a Luz e o Poder.

A filosofia de Kurama nos ensina três direções principais na vida, aceitáveis ​​tanto no mundo interno quanto no externo.

  1. Não faça ou diga nada de ruim: também não faça nada que faça mal ao seu corpo, mente e coração.

  2. Seja honesto e trabalhe pelo bem da humanidade

  3. Mergulhe na energia vital do Universo e confie nesta fonte incondicionalmente

 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

 

Referências:

34 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page