top of page

Terapia Holística

Atualizado: 29 de out. de 2023


Estátua de Buddha

Vaso de Flor

Do grego Holos, que significa inteiro/todo, as terapias holísticas são um conjunto de técnicas de diferentes vertentes que possuem o objetivo de trazer a "cura" (restauração do equilíbrio e harmonia em níveis físico, emocional, mental e espiritual) do ser por completo. As origens dessas muitas técnicas são de mais de 5000 anos atrás, e de diferentes localidades como a China e a Índia. Cada vez mais populares ao redor do mundo, muitas técnicas são reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a homeopatia, os florais de Bach e o reiki, que inclusive desde 2006, as terapias complementares, estão presentes na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS.


As terapias holísticas podem ser usadas para a resolução de diversas questões. Elas auxiliam nos tratamentos de forma completa, buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético. Vale reforçar que as terapias holísticas complementam a medicina tradicional e uma não elimina a outra. Os terapeutas holísticos capacitados têm o cuidado de evitar qualquer termo ou abordagem que sejam específicos da medicina tradicional, de forma a deixar clara a diferença entre as duas intervenções. Seu papel complementar aos tratamentos tradicionais é visível principalmente em sua capacidade de potencializar os efeitos positivos dos remédios. Assim, promovem um melhor bem-estar e qualidade de vida para os enfermos.


Pessoa a meditar

O ser humano é muito complexo e desafiador! Somos cheios de emoções e sentimentos que se mesclam a tudo a que somos expostos diariamente. Por ainda não nos conhecermos tão bem fica difícil assimilar algumas situações e as emoções que elas nos fazem sentir. Essa falta de compreensão pode fazer com que nossas emoções se desequilibrem com bastante frequência e se isso se prolongar por um longo período podemos desenvolver algumas doenças que se manifestarão no corpo físico ou então podemos ter momentos desagradáveis relacionados a transtornos psicológicos, como ansiedade, irritabilidade, baixa autoestima, por exemplo, que acabam deixando nossos dias um tanto mais difíceis. Querer e procurar ajuda já é um passo muito importante para o processo de cura. O papel do terapeuta holístico é, através da anamnese, facilitar a restauração o equilíbrio perdido de forma natural e sem contraindicação. O atendimento é sigiloso, e cada paciente é único e será tratado de maneira especial que deve e merece ser tratado.


A primeira sessão presencial ou online dura em torno de 1 hora, de acordo com a técnica que será utilizada. É o momento do cliente compartilhar seus problemas, dúvidas, sentimentos e emoções sem culpa ou medos de julgamento. A isso damos o nome de anamnese e pode ser feita online ou presencial. A anamnese é muito importante pois é através dessa conversa que o terapeuta compreende e pode melhor investigar o que estar por traz dessas emoções ou problemas. Nosso foco com o tratamento é cuidar da saúde de dentro para fora, dos desequilíbrios que dão início a tantas doenças. Trabalhando a parte emocional, o corpo físico tem mais chances de voltar ao estado de saúde.

 
 

Escute no Spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

Comments


Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page