Chakra é uma palavra em sânscrito que significa roda, círculo ou até vórtice e são considerados centros de energia, A energia vital é distribuída para todo o corpo, mente e alma. Esses centros podem ser abertos ou fechados. Se um chakra é equilibrado, a energia é capaz de fluir livremente nessa área, mas se for fechado, a energia é incapaz de circular. Quando um chakra é bloqueado podem surgir desequilíbrios que se manifestam mental, física e emocionalmente ou de outras maneiras. Por esse motivo, é importante que funcionem bem e que não haja desequilíbrios nesses centros.
Para saber mais leia Desvendando os Chakras.
Existem mais de 80.000 chakras em nosso corpo, e dentre eles nós temos os 7 principais, que estão localizados desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano, correspondendo também a certas funções físicas, mentais, vitais e/ou espirituais.
Conheça eles e suas principais funções abaixo:
CHAKRA BÁSICO – Muladhara
É também chamado de Chakra da Raíz ou Chakra da Terra. Isso porque está localizado na base da coluna e seu elemento principal é a terra. Sua cor é o vermelho, e é responsável por trazer vitalidade, disposição e conexão com o mundo material. Está associado também ao instinto de sobrevivência e nossa integração com o mundo. As glândulas associadas a este chakra são as suprarrenais.
É responsável pelo o enraizamento, que traz firmeza, segurança, além de conexão com o momento presente e muito entusiasmo. Entretanto, em desequilíbrio, existe a dificuldade em lidar com as coisas materiais e também em tomar decisões ou se posicionar perante os desafios da vida.
O sentido que está ligado a este chakra é o olfato, porque é o sentido que permite perceber o elemento terra. De fato, não tem como não sentir o cheiro da terra durante uma caminhada no meio da natureza.
Resumo do primeiro chakra:
Muladhara: Base e fundamento; suporte
Localização: cóccix, base da coluna vertebral;
Elemento: terra;
Cor: vermelho;
Glândulas: supra-renais;
Sentido: olfato;
Bija mantra: Lam;
Pétalas: 4;
Função: sobrevivência e vitalidade do corpo físico;
Positivo: coragem, estabilidade, individualidade, paciência, saúde, sucesso e segurança;
Negativo: insegurança, raiva, tensão e violência.
Instinto de sobrevivência e preservação, vitalidade física e disposição.
Setênio: de 0 a 6 anos de idade
Se trata de quando uma criança que está aprendendo a sobreviver nesse mundo. Uma criança que não é cuidada durante esses anos iniciais da vida dela não consegue sobreviver sozinha, por isso ela tem uma dependência no nível da sobrevivência.
CHAKRA SACRO – Svadhisthana
É também chamado de Chakra Esplénico ou Chakra Sexual. Está localizado dois dedos abaixo do umbigo e seu elemento principal é a água. Sua cor é o laranja, Está relacionado coma nossa sexualidade, a criatividade, os objetivos da vida, a alegria e o sistema reprodutor.
Do ponto de vista fisiológico, o segundo chakra regula todos os processos em que líquidos estão envolvidos, como circulação sanguínea, produção e eliminação de urina, reprodução e sexualidade. Já no comportamental, influencia o prazer, a sexualidade, as emoções e até as sensações.
As glândulas associadas a este chakra são os testículos e ovários e o sentido que está ligado a este chakra é o paladar.
Resumo do segundo chakra:
Svadhisthana: Morada do prazer
Localização: abaixo do umbigo;
Elemento: água;
Cor: laranja;
Glândulas: testículos e ovários;
Sentido: paladar;
Bija mantra: Vam;
Pétalas: 6;
Função: força, prazer e desejo;
Positivo: assimilação de novas ideias, criatividade, liberdade, desejo, objetivos de vida, mudanças, prazer, saúde e tolerância;
Negativo: confusão, ciúme, impotência, problemas de bexiga e sexuais.
Órgãos reprodutores, funções sexuais e reprodutoras, gestação, sistema excretor, alegria, criatividade.
Setênio: de 7 a 13 anos de idade
Relaciona-se a fase da puberdade. O segundo chakra aborda a relação eu comigo mesmo e, agora, com o outro. O primeiro chakra fala sobre iniciativa e o segundo sobre sustentação e cuidado.
Por exemplo, o ato de plantar uma semente na terra e jogar a primeira água se relaciona com o primeiro chakra, mas o ato de se lembrar de continuar regando e cuidando dela se relaciona com o segundo.
CHAKRA PLEXO SOLAR – Manipura
É também chamado de Chakra Umbilical. Está localizado abaixo da caixa torácica, dois dedos acima do umbigo e seu elemento principal é o fogo. Sua cor é o amarelo. Está ligado ao sistema digestivo e as nossas emoções. O objetivo deste chakra é a transformação através da força de vontade. É graças a essa qualidade que qualquer pessoa pode se libertar dos padrões mentais, mudar, adotar novos hábitos e avançar em direção a algo novo. O sentido que está ligado a este chakra é a visão.
Por ser central, desenvolve um papel importante na distribuição de energia pelo corpo.
As glândulas associadas à manipura são o pâncreas e as supra-renais que são importantes para a digestão e para o bom funcionamento de todos os órgãos envolvidos nesse importante processo, como fígado, estômago e baço.
Resumo do terceiro chakra:
Manipura - Cidade das joias
Localização: zona da barriga;
Elemento: fogo;
Cor: amarelo;
Glândulas: pâncreas, supra-renais;
Sentido: visão;
Bija mantra: Ram;
Pétalas: 10;
Função: digestão, emoções, vontade, poder, segurança e metabolismo;
Positivo: autocontrole, autoridade, energia, humor e poder pessoal;
Negativo: medo, ódio, problemas digestivos, pensamentos confusos e raiva.
Pâncreas, digestão, absorção, captação de energia dos alimentos, emoções, ligações emocionais. Baço, armazenamento e distribuição de energia vital, vitalidade, sangue, circulação.
Setênio: de 14 a 20 anos de idade
Este chakra se relaciona com a fase da adolescência, dos 14 anos e até os 20 anos de idade mais ou menos. É nessa fase que os grupos começam a importar mais, a forma como eu interajo e me coloco.
CHAKRA CARDÍACO – Anahata
É também chamado de Chakra do Coração. Anahata está localizada no nível do coração, no centro do peito e é considerada o centro de conexão entre os chakras inferiores, mais materiais e os superiores, mais espirituais. Seu elemento é o ar e sua cor o verde, também pode ser representado junto com o rosa.
Fornece energia ao sistema circulatório e cardiorrespiratório e está relacionado à glândula timo, que é componente do sistema imunológico. O sentido que esta associado a esse chakra é o tato
Esse chakra é o que governa o amor puro, inconsciente e vem de dentro. Os principais órgãos relacionados a esse chakra são os pulmões e o coração. A glândula associada a este chakra é o timo
Resumo do quarto chakra:
Anahata - Invicto, inviolado
Localização: coração;
Elemento: ar;
Cor: verde (cura e energia vital) e rosa (amor);
Glândula: timo;
Sentido: tato;
Bija mantra: Yam;
Pétalas: 12;
Função: energia o sangue e o corpo físico, amor e carinho;
Positivo: amor incondicional, compaixão, doação, equilíbrio e harmonia;
Negativo: incapacidade de se dar, desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas do coração e de circulação.
Timo, pulmões, coração, sistema imunológico, sentimentos.
Setênio: de 21 a 27 anos de idade
Tradicionalmente é a idade em que muitas pessoas costumavam se casar e nos dias de hoje, mesmo que ainda não se casem, nessa fase as pessoas estão buscando construir relações mais sólidas e maduras.
Através do quarto chakra e da experiência do amor humano, começamos a enxergar o outro como ele é com suas qualidades e imperfeições, principalmente nossos familiares.
CHAKRA LARÍNGEO – Vishuddha
É também chamado de Chakra da Garganta. Como o próprio nome diz, está localizado na região da garganta, relacionado à nossa capacidade de expressão corporal e verbal. O elemento ligado a este centro de energia é o éter, o espaço e sentido associado a este chakra é a audição. Este chakra também está associado à comunicação, à maneira de se expressar e à criatividade. A comunicação vai além dos estados físicos da matéria e é possível graças ao éter, espaço e vibrações. As glândulas associadas a este chakra são a tireóide e a paratireóide. A cor associada a este chakra é azul.
Resumo do quinto chakra:
Vishuddha - O purificador
Localização: garganta;
Elemento: éter;
Cor: azul claro;
Glândulas: tireóide, paratireóide;
Sentido: audição;
Bija mantra: Ham;
Pétalas: 16;
Função: som, vibração, comunicação, criatividade;
Positivo: comunicação (interior e exterior), conhecimento, integração, honestidade, lealdade, paz;
Negativo: incapacidade de se comunicar, depressão, ignorância.
Tireóide, metabolismo, vias aéreas superiores, boca, dentes, nariz, fala, voz, comunicação, expressão.
Setênio: de 28 a 34 anos de idade
Este chakra envolve mais maturidade, é justamente nesta fase que as pessoas já estão manifestando algo no mundo. Muitos já estudaram alguma profissão, já tiveram tempo para ela amadurecer e agora sentem de deixar sua marca no mundo.
CHAKRA FRONTAL – Ajna
É também chamado de Chakra do Terceiro Olho. Pode ser representado na cor azul índigo e está localizado na testa, entre as sobrancelhas. É responsável pelo sistema nervoso e está relacionado também à visão.
Esse chakra é conhecido como o chakra de comando. Através dele é possível perceber o mundo externo e refletir em imagens internas, para a própria realidade. Seu elemento é a luz através da qual enxerga o mundo exterior. O ajna chakra está relacionado à glândula da hipófise (pituitária).
Resumo do sexto chakra:
Ajna - O centro de comando
Localização: na testa, entre as sobrancelhas;
Elemento: luz;
Cor: azul índigo;
Glândula: hipófise (pituitária);
Sentido: visão;
Bija mantra: Om;
Pétalas: 2;
Função: visão, intuição, sistema nervoso;
Positivo: intuição, concentração, sabedoria, imaginação;
Negativo: dores de cabeça, medo, problemas nos olhos, pesadelos e tensão.
Comando do sistema endocrino, funções mentais, pensamento, raciocínio, visão, audição.
Setênio: de 35 a 41 anos de idade
É um momento onde começamos a sentir o corpo envelhecendo e passamos a dialogar mais com o fim da vida e também tudo aquilo que tem além dessa vida e além do corpo, que tem haver com o Espírito.
CHAKRA CORONÁRIO – Sahasrara
É também chamado de Chakra da Coroa. Está localizado no topo da cabeça e sua função está ligada a conexão com o mundo espiritual, com as energias do universo e também com o cérebro e a consciência. O elemento deste chakra é o pensamento que representa a manifestação de tudo ao nosso redor.
Do ponto de vista fisiológico, no entanto, o chakra da coroa está ligado à glândula pineal, também chamada epífise.
Resumo do sétimo chakra:
Sahasrara - O centro de comando
Localização: topo da cabeça;
Elemento: pensamento;
Cor: violeta;
Glândula: pineal (epífise);
Bija mantra: Om;
Pétalas: 1.000;
Função: compreensão, revitaliza o cérebro;
Positivo: ligação ao mundo das ideias, ao espiritual, abre a consciência;
Negativo: alienação, confusão, falta de inspiração e depressão.
Ligação com a espiritualidade, intuição.
Setênio: de 41 a 48 anos de idade
O sétimo chakra é o que permite também o vislumbre de tudo aquilo que é espiritual e que vai além dessa vida. Diz respeito à espiritualidade, a nossa conexão como o todo e com planos astrais.
Podemos imaginar como se fossemos folhas de uma árvore. A parte da folha que se conecta à árvore é como o nosso sétimo chakra. É assim que através deste chakra nos conectamos a todos os outros seres e com tudo aquilo que existe.
Loja Online: https://www.ensaioholistico.com
Conteúdos Gratuitos: https://www.ensaioholistico.com/conteudogratuito
Veja muito mais: https://www.ensaioholistico.com/blog
Instagram: https://www.instagram.com/ensaioholistico
Facebook: https://www.facebook.com/ensaioholistico
Também disponível nas plataformas:
Deezer: https://bit.ly/3LYu1g6
Apple Music: https://apple.co/3fpriQG
Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T
Tidal: https://bit.ly/3EbsaCX
Referências:
Commentaires