top of page

O que somos? Alma, Ego ou Corpo

Atualizado: 31 de out. de 2023

Você já parou para sentir suas emoções, seus desejos, suas sensações?

Quando você começa a mergulhar mais profundamente em si mesmo, você passa a perceber que está, de alguma forma, conectado(a) a algo, algo que até o momento o materialismo que vivemos nesta vida, não consegue explicar.

passora turva em uma fumaça

Em resposta a pergunta deste post, somos seres espirituais, o corpo é algo físico, material, orgânico e utilizado como um "veículo" de aprendizado, evolução e, posteriormente, iluminação. Logo, como nosso corpo é matéria, e toda a sociedade que vivemos gira em torno de bens materiais, acabamos por nos transformar em seres emocionalmente racionais e deixamos de lado nossa parte espiritual. Quando isso acontece, o ego toma conta de nós, de nosso corpo físico, como forma de proteção.

Quando o ego atua sobre nós, surge em nossa cabeça vários pensamentos, como julgamentos, dúvidas sobre você mesmo, sobre seu potencial, sobre suas conquistas, e pode surgir também quando tentamos, a qualquer custo, achar resposta para tudo o que chega em sua vida, tentando sempre usar o lado da razão, o que nem sempre será possível, e tá tudo bem. Por mais que o ego se utilize da razão, como forma de sobrevivência, é ele também que mantém nosso corpo, matéria, saudável.


Quando nós formos partir deste plano, o que morre é novo corpo físico, ele fica para traz. O que continua é aquilo que realmente somos, nosso verdadeiro ser, nossa alma.


A alma necessita do corpo físico e do nosso ego para transcender em nossa existência neste plano terrestre.

A palavra Alma vem do latim animus, que anima. A Alma “vive dentro do corpo, por isso precisa dele, porém ela também é separada dele, pois não acaba quando ele morre, ela é eterna e não se dissipa.


Você já parou para pensar o que é essencial para sua vida?...Muitas vezes acabamos vivendo tanto no ego que focamos apenas em acumular bens materiais, porém a verdade é que nada disse terá valor. Quando você parte tudo isso é deixado para traz. Com a correria dos dias de hoje, acabamos por fazer tudo no automático e muitas vezes perdemos a oportunidade de apreciar os pequenos momentos de felicidade que estão em todo lugar.


Podemos viver em dois estados internos, o Estado de Graça, beleza interior, paz, não comparação, não julgamento, que é a Consciência da Unidade“ ou o Estado de Sofrimento, de dor, de comparação, julgamento, um estado destrutivo, que é a “Consciência do Ego.

A escolha de qual das duas consciências você quer seguir é unicamente sua, de como você quer realizar suas tarefas, tratar as pessoas, buscar atingir suas metas, conviver com o outro e conviver com você mesmo.

Você tem vivido em um estado de paz ou guerra interna? O que isso gera para você e para as pessoas ao seu redor?


Se você vive em um Estado de Sofrimento seu Ego está dominando você. Quando somos dominados pelo Ego não vivemos no tempo presente, ficamos presos ao passado e julgamento ou ao futuro. Neste estado somos mais egoístas e vivemos na realidade material, diferentemente da Alma que vive na realidade energética.

Quando vivemos pela experiência do Ego ficamos com o medo da falta de dinheiro, de não termos conforto, de não sermos estimados, de não sermos lembrados, amados, de não termos poder. A alma não tem medo, tem desejos.


Muito diferente de quando vivemos no Estado de Graça, vivemos no momento presente, experienciando o AQUI E AGORA, mais próximos do divino, da Iluminação, pensamos no coletivo, na Unidade, e geramos uma Abundância e Prosperidade duradouras que se propagam a todos aqueles ao nosso redor e não somente nós mesmos.


Quando vivemos pelos desígnios da Alma buscamos a evolução e a conexão.


E como podemos nos libertar dos sentimentos negativos, da dor e começar a viver pela experiência da alma? Como libertar nossa alma?


Seu primeira passo é o autoconhecimento, entender aquilo que impede você de seguir em frente, que te trava.


Lembre-se: A solução de suas dificuldades não está no exterior. Todas as perturbações são criadas e alimentadas dentro de nós. Toda resposta que você procura no externo nunca trará resultados completamente satisfatórios.


Com o autoconhecimento você não se perder em suas dificuldades, você toma as rédeas de sua vida para realizar seu propósito com mais clareza, de maneira mais leve e em paz, desse modo se alcança a verdadeira Liberdade Interna.


Quais são as suas sombras?

Há alguém que você tenha que perdoar?

Você já perdoou a si mesmo pelos erros e insucessos do passado?

O que te faz perder a paciência?


Esse e tantos outros questionamentos são essências para descobrir o que te aprisiona e como você pode libertar a sua Alma.


 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

 

Referências:

15 visualizações0 comentário
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page