top of page

O que é espiritualidade?

Atualizado: 31 de out. de 2023


mulher a meditar

A espiritualidade não depende de uma religião ou crença para existir. Podemos dizer que a espiritualidade é a conexão entre você e o todo, sua essência.

Equilíbrio, Amor, Paz, Compaixão, Reconexão, Essência, Felicidade e Harmonia.


É muito comum a espiritualidade ser associada a práticas religiosas, como as missas, cultos, sessões, meditações e entre outras coisas. Entretanto estas práticas não representam a espiritualidade, mas sim o caminho para se atingi-la.







Espiritualidade vs Religião

Apenas das religiões serem um caminho para atingir a espiritualidade, ela possuem muitas distinções, e iremos abordar algumas delas a partir de agora.


Religião

Está baseada em tradições e rituais que têm como função a reconexão entre a pessoa e o Poder Maior. A prática religiosa possui um caminho a ser seguido para que possa se reaproximar de Deus. Sua principal característica é a existência de uma autoridade externa

que nos indica o que fazer.


Autoridade Externa: padre, pastor, rabino, papa, reverendo, madre, mestre etc. Podendo ser inclusive a própria escritura sagrada na qual a religião se baseia.


Espiritualidade

Enquanto a religião enfatiza a forma (ritual, tradição, dogma), a espiritualidade normalmente consiste em uma busca pela essência que está por trás da aparência. Em outras palavras, o que vale neste caso é o propósito ou intenção por trás da ação.


Ter uma religião não significa ter espiritualidade, e vice versa. A espiritualidade pode, inclusive, existir em meio ao ateísmo, de forma que, mesmo sem um conceito de Deus, possibilite formas de se conectar com o todo e encontrar propósito para a vida.


Uma característica fundamental da espiritualidade é a presença de uma autoridade interna na qual a prática está baseada.


Autoridade Interna: Intuição, Ser, Consciência, Deus Interior, Eu Superior.


Praticar o caminho espiritual significa despertar o Ser para o potencial de abundância infinita interna e isso é felicidade.



Abaixo você pode visualizar algumas das diferenças entre a espiritualidade e religião.

Religião

Espiritualidade

Punição

Muitas delas acreditam em punições e castigos externos a serem impostos aos que falham como forma de ensinamento. Costumam dar ênfase ao medo.

Foco para a auto responsabilidade, as pessoas tem liberdade para que cada um encontre sua própria verdade no seu devido tempo tendo como punição o lidar com a própria consciência.

Individualidade

Conjunto específico de crenças e práticas organizadas, geralmente compartilhadas por uma comunidade ou grupo.

É uma prática mais individual e tem a ver com a busca por paz e propósito que pode envolver ou não convenções sociais e a participação de outras pessoas.

Tradição x evolução

São, por natureza, muitas vezes profundamente enraizadas na tradição, ritual, credo e doutrina. Apegando-se e mantendo, de forma persistente, o passado e as interpretações originais dos ensinamentos.

Muitas vezes menos focada na abordagem rigidamente tradicional e favorece uma mentalidade evolutiva. É mais flexível e adaptativa em relação aos ensinamentos centrais e acredita que o crescimento espiritual é um processo evolutivo. A espiritualidade abraça a mudança e a evolução da consciência. Com a prática espiritual, as ideias e interpretações mudam à medida que os indivíduos, as sociedades e o mundo avançam. Ou seja, suas práticas podem divergir de acordo com a época e outros fatores externos.


Podemos então concluir que a espiritualidade está relacionada à procura pelo propósito da vida por meio da transcendência do mundo físico.


Por fim, você tem alguma outra definição ou conceito de espiritualidade que lhe agrade?

Compartilhe conosco deixando seu comentário abaixo.

 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

 

Referências:

10 visualizações0 comentário

Comments


Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page