top of page

O Processo de "Descascar a Cebola" ao tomar os Florais de Bach

Atualizado: 12 de nov. de 2023


Camadas da cebola

O termo “Descascar a cebola” foi muito utilizado pelo Dr. Edward Bach para explicar um pouco mais sobre o processo pelo qual todos nós passamos ao fazer uso dos florais de Bach, em que vamos retirar “camadas” desnecessárias do nosso Ser.


menina na praia

Em nosso processo de vida, desde o momento em que estamos na barriga de nossa mãe, nos tornamos crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos,  acabamos por passar por muitas situações que podem nos afetar de um forma negativa.

Cada uma dessas situações podem criar "camadas" de medos, inseguranças, crenças, raiva, traumas e muito mais, que vão se alojando dentro de nós, fazendo com que nosso verdadeiro eu se perca, preso, dentro de todos esses sentimentos.


Essas "camadas" são como uma forma de defesa e segurança para não sofrermos mais, porém se não olharmos para essas "camadas" para encará-las e seguirmos em frente com nossa vida, elas sempre irão voltar de alguma forma em nosso cotidiano. Nos fazendo sofrer ainda mais. É comum essas camadas nos confundirem e de tanto estarmos acostumados de tê-las ali conosco, nos auto rotularmos como ansiosos, medrosos, incapazes, infelizes, impotentes e por ai vai. Essas camadas acabam moldando a forma como nos relacionamos e reagimos a vida. Com isso, é mais fácil fazer escolhas erradas, se decepcionar, não se achar merecedor e sempre se sabotar nos momentos que parecia que ia dar tudo certo.


O objetivo da terapia floral é, em cada sessão, irmos retirando uma por uma das emoções tóxicas que juntamos. É por isso que durante um tratamento desse tipo é importante o cliente ter paciência, pois não é possível alcançar o fundo sem antes retirarmos a “sujeira” que está acumulada na superfície.

Frasco do florais nas mãos de uma pessoa

Além disso, essa é uma jornada de autoconhecimento, e retirar o que está lá embaixo sem fazer a limpeza inicial poderia causar incompreensão total do que está acontecendo no nosso interior. É preciso ter calma com nós mesmos, pois a cada mês novas emoções, sentimentos ou pensamentos são despertados ou trazidos à tona para serem curados e liberados.

Uma das respostas mais comuns quando se toma as Essências é o efeito de “descascar”. Camadas ou dificuldades emocionais que vão se sobrepondo ao problema real.


Podemos perceber que crianças tem uma resposta mais rápida aos florais, justamente por ainda não estarem encobertas por tantas cascas e camadas de crenças e medos.


Quando cada dificuldade emocional é resolvida (se “descasca”), enxergamos com mais consciência e podemos ver o núcleo do problema.

A essência não trata só a superfície, mas, ao removê-la, mostra a realidade para reconhecermos que o problema é mais simples do que imaginamos. O floral ajuda a simplificar nossa visão de vida.


Nós, terapeutas florais, somos apenas conselheiros, educadores e guias. Sempre tratamos aquilo que vemos ou sentimos na superfície. A medida em que esta camada superficial for resolvida, outras virão à tona. A ação das essências é tão gentil que isto só acontecerá no ritmo que você estiver preparado ou permitir que aconteça.


 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page