top of page

Meditação Transcendental

Atualizado: 31 de out. de 2023


estatua de Buddha

A Meditação Transcendental® é uma prática que representa a redescoberta de uma antiga tradição védica, e ela se caracteriza por ser um processo inteiramente natural. Quando conduzida com a técnica apropriada e sob a orientação de professores certificados, essa meditação permite ao praticante alcançar o quarto estado de consciência de maneira suave e prazerosa. Nesse estado, estamos em um estado de alerta relaxado, diferenciado do sono, dos sonhos ou do estado de vigília comum. Esse estado é conhecido como transcendência e cria as condições ideais para ativar a capacidade inata do corpo de se recuperar.


O que torna a Meditação Transcendental® única é o fato de que, de maneira espontânea e natural, a mente mergulha para dentro, como se estivesse retornando ao seu estado interior mais profundo e sereno. O ensinamento de Maharishi Mahesh Yogi® tem como objetivo fundamental mostrar que a Meditação Transcendental® é oposta ao que muitas pessoas associam com a palavra "meditação" hoje em dia. Ao contrário das técnicas de concentração que requerem esforço consciente, essa prática não exige tentativas de controlar a mente. Mesmo o menor esforço mental, comum em muitas técnicas de concentração, mantém a mente ativa, o que impede que ela alcance os níveis mais sutis do pensamento e vivencie o profundo silêncio interior.


A Meditação Transcendental® é um processo mental simples, natural, sem esforço e agradável. Ela oferece uma maneira altamente eficaz de experimentar o estado puro da consciência, proporcionando benefícios significativos para a saúde física e mental. É uma prática que nos permite acessar um estado de ser mais calmo, equilibrado e conectado com nossa natureza interior.


O que é meditação transcendental?


A Meditação Transcendental® é uma prática que teve origem em 1958 com Maharishi Mahesh Yogi, um renomado guru da década de 60. Distingue-se das outras formas de meditação por sua abordagem única e a ausência de esforço significativo necessário para alcançar seus resultados desejados.


O que é um mantra e como usá-lo durante a meditação transcendental?


Esta técnica de meditação emprega o uso de sons, chamados mantras, para acalmar e proporcionar paz ao corpo e à mente. Um mantra, pessoal e confidencial, é um som ou palavra sem significado específico, mas com frequência positiva, usado silenciosamente durante a prática. Geralmente, um professor treinado em Meditação Transcendental oferece o mantra durante a primeira entrevista, que faz parte de um curso de quatro dias. O mantra serve como um veículo para a meditação, ajudando a manter o foco e a entrar rapidamente em um estado meditativo.


A meditação leva a sabedoria. Buddha

Essa prática de imersão profunda permite ao praticante alcançar um estado de alerta e repouso simultaneamente, transcendendo até o estado de vigilância. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades, independentemente de gênero, religião, crenças ou nível sociocultural. Não é uma religião ou filosofia de vida; em vez disso, é integrada à rotina diária para colher seus benefícios.

Os motivos para fazer meditação transcendental

Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. A mente é tudo. O que pensamos, nos tornamos. Maharishi Mahesh Yogi

A Meditação Transcendental foi desenvolvida por Maharishi Mahesh Yogi e é considerada uma técnica mental simples e natural. Ela induz um estado de "repouso em alerta", que resulta em um profundo relaxamento físico e mental, além de uma sincronização das ondas cerebrais e a dissolução de estresses profundamente arraigados no corpo.


A meditação transcendental nos propícia concentração e relaxamento e:

  • Alívio das tensões diárias

  • Alivia o desgaste físico e emocional

  • Aumento na concentração

  • Minimizar as preocupações

  • Combate ao stresse

  • Proporciona o autoconhecimento

  • Autocontrole

  • Favorece o equilíbrio emocional

  • Favorece a automotivação

A meditação transcendental também tem a vantagem de proporcionar a redução de problemas emocionais, como:

  • Síndrome do pânico

  • Depressão

  • Insónia

  • Angústia


O grande fundador da meditação transcendental, Maharishi, acreditava que promover o desenvolvimento do estado do despertar em repouso, resultaria automaticamente em paz inteior, equilíbrio e plenitude.

O autoconhecimento encontrado através da meditação seria um forte aliado no controle do stresse e nos tornaria mais consciente do momento em que estamos vivendo.


É importante frisar que com o auxílio de um professor teremos todas as instruções necessárias para se chegar efetivamente ao autoconhecimento. É o professor que ensinará as técnicas de meditação. Desde aprender a recitar o mantra, a forma de relaxamento através da respiração.

Recitar o mantra é parte importante no processo para se chegar a autoconsciência na meditação transcendental, e assim se chegar ao estado de vigilância.

Ter um professor é valioso para garantir um compromisso consistente com a prática. Qualquer que seja a técnica de meditação escolhida, a busca pelo autoconhecimento e pela transcendência é enriquecedora quando orientada por um profissional que atenda aos requisitos necessários para uma prática bem-sucedida.


 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

 

Referências:

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page