top of page

As Mudanças do Reiki com o Tempo

Atualizado: 12 de nov. de 2023


grão-mestres

Em 1922, Mikao Usui se estabeleceu no Monte Kurama, onde meditou e jejuou durante 21 dias. Em seu último dia obteve o método de cura Reiki. Foram 4 anos trabalhando e aperfeiçoando seu método, quando veio a falecer. Chujiro Hayashi foi o escolhido para dar continuidade a prática, se aprofundando e desenvolvendo outras formas no uso desta energia. Hayashi trabalhou com o Reiki durante 15 anos. Após sua partida, Hawaio Takata recebeu o título de próxima grão-mestre. Takata morava no Ocidente, mais precisamente, no Havaí, e foi a responsável por difundir o Reiki no lado ocidental. Para isso ela precisou mudar e otimizar esta prática, pois a nível cultural, ocidente e oriente eram e ainda são muito diferentes. Portanto, seus ensinamentos levaram em consideração o estilo de vida dos ocidentais, trazendo mudanças para seu entendimento. Takata ensinou Reiki por 44 anos.

Hoje em dia já possuímos várias pesquisas sobre a história do reiki e também sobre a história de Mikao Usui, com isso, conseguimos saber um pouco mais sobre como ele era praticado nos tempo de Usui e Hayashi.


Abaixo você verá um pouco mais dos métodos que foram se transformando ou sendo substituídos:


Reiki | Mikao Usui


Normalmente, o Mestre Usui, em todas as sessões, utilizava-se da prática do Reiju, que em um certo sentido significa "um presente maravilhoso, uma bênção espiritual".

Os estudantes ficavam na posição gasshô e o mestre passava o reiju para os alunos. A experiência era bem semelhante ao que Usui vivenciou no Monte Kurama, isso ajudava no fortalecimento da ligação entre aluno e a fonte de energia.


Uma outra prática desse período era a prática de você se sentar, em silêncio, com suas mãos em gasshô para meditar e entoar cânticos. Era dito que as palavras dos cânticos ajudavam a purificar a mente-coração.


Os 5 Preceitos

os 5 principios do reiki


Só por hoje,

Não se irrite

Não se preocupe

Seja Grato(a)

Trabalhe Honestamente

Seja gentil


De manhã e à noite, ponha as mãos em gasshô e recite os 5 preceitos.


Junto com os 5 preceitos, utilizavam os poemas do Imperador Meiji e ajudavam o purificação da mente-coração.





Não se sabe muito de como exatamente eram feitos os tratamentos naquela época. O que se sabe é que provavelmente os tratamentos eram feitos com apenas uma mão, e não com duas como hoje em dia. Era muito importante sentir a vibração com a mão para saber o local apropriado para o tratamento. Havia um guia de tratamento mostrando lugares comuns para se tratar de acordo com certas doenças.


Dizia-se que a mão, os olhos e a respiração transmitiam chi e luz para a pessoa receptora.


Para tratamentos à distância utilizavam fotografias. Em algumas pesquisas mostra-se o termo "tratamento fotográfico".


Naquela época o mestre acompanhava o progresso do aluno antes de ele passar para o próximo nível. Os alunos aprendiam gradativamente, durante um longo período.


No início do Usui Reiki Ryoho é possível ver várias influências diferentes como:

  • Terapias Espirituais Contemporâneas;

  • Budismo Esotérico;

  • Religião da Montanha;

  • Artes Tradicionais Japonesas.


Reiki | Chujiro Hayashi


Provavelmente a sistematização começou com Hayashi.


Normalmente as pessoas dizem que ele estudou medicina, porém ainda não se sabe sobre os fatos. Porém há algumas evidências de que talvez ele poderia saber Medicina Chinesa.


Depois de atingir o nível mais elevado da escola de Usui, Hayashi montou sua própria escola.

Um de seus estudantes, Matsui Shoo, escreveu sobre suas experiências. De acordo com Matsui, o tratamento começava com uma pequena entrevista sobre a condição da pessoa, então o paciente se despia, deitava-se em um futon e o praticante verificava a pressão arterial e o coração. O tratamento era realizado por 3 praticantes ao mesmo tempo e com suas mãos sentiam de qual lugar a energia saia do corpo.


Então, a partir de Hayashi, houve uma mistura de métodos médicos com o uso intuitivo das mãos para saber a condição energética do corpo.


Criou um treinamento mais sistematizado onde o aluno atingia o nível 2 em aproximadamente 5 dias.

Mais tarde esses 5 dias foram divididos em quatro dias para o nível 1 e um dia para o nível 2. Não se sabe se isso foi feito por Hayashi ou Takata.


Durante o período de Usui, os tratamentos eram realizados de forma sentada, com Hayashi os tratamentos passaram a ser deitados.


Reiki | Hawayo Takata


Com o tempo, Takata também realizou algumas mudanças na prática do Reiki.

Podemos citar três razões que podem ter contribuído para isto:


Ela precisou traduzir partes do reiki para pessoas não japonesas;

Transformou o reiki em uma prática profissional;

Realizou melhorias baseada em suas próprias experiências .


Criou a base do tratamento:

12-15 posições das mãos em 5 minutos por posição = 60-75 minutos de tratamento. Porém ela não ensinava de maneira rigida ( Ter que fazer exatamente dessa forma).

Ela dizia “”Ouça as suas mãos”.


Outras coisas trazidas por Takata foram:

A utilização das duas mãos ao invés de apenas uma;

A mudança de um dos 5 preceitos do Reiki


Só por hoje,

Não se preocupe

Não se irrite

Honre os seus pais, professores e anciãos.

Ganhe a sua vida honestamente

Mostre gratidão por tudo o que é vivo


Provavelmente isso foi mudado, porque talvez ela sentisse que seus alunos precisavam respeitar autoridade. Isso é um valor japonês que talvez ela achou que seus estudantes americanos não tivessem.


Introduziu também na prática a ideia de troca de energia.

 

O reiki se modificou com o tempo, porém nem toda mudança significa que foi para pior. Para se tornar uma prática global, talvez tenha sido necessário haver algumas mudanças. Podemos dizer que essa diversidade no reiki foi o que permitiu que o reiki tenha se tornado uma prática global.


 
 

escute no spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T

 

Referências:

Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page