top of page

A História do Reiki

Atualizado: 12 de nov. de 2023

Neste post iremos falar um pouco mais sobre essa energia, que sempre esteve presente.

Esse sistema de cura provavelmente é o mais antigo do que qualquer outro que se tenha conhecimento. Por isso não é possível ter informações precisas acerca de sua origem.

Mãos

A utilização da imposição das mãos com o objetivo do equilíbrio do corpo e cura é datado de mais de 8.000 anos atrás com registros encontrados, dessa técnica de harmonização, no Tibete. E com o passar do tempo ela foi se expandindo por diversas regiões, como a Grécia, o Egito, a Índia e entre outros países.

Nós podemos, inclusive, encontrar relatos, do uso das mãos, em diversas crenças presentes na humanidade. No Novo Testamento, há o registro de milagres que reproduziram a imposição das mãos sobre as pessoas doentes como forma de recuperação. Temos também o Espiritismo, com o passe espírita, usa usa-se as mãos para transferir a chamada energia vital. E os umbandistas, mósmons e messiânicos também utilizam-se das mãos para a busca da cura dos males físicos.



REIKI SIGNIFICA ENERGIA VITAL UNIVERSAL


Rei = Energia Universal

ki = Energia Vital (de cada ser)


Essa energia vital, presente em cada ser, recebeu diferentes nomes de acordo com cada cultura: no Japão e no Egito é ki; polinésio a chamavam de mana; os índios iroqueses americanos, de orenda; na Índia é prana; no hebraico é ruach; nos países islâmicos é baraka; na China é chi e para os russos é energia bioplasmática.

Kanji da palavra Reiki.
Kanji da palavra Reiki.

O Reiki, como conhecemos hoje teve sua origem com Mikao Usui em 1922.

Porém naquela época o Reiki era aplicado de maneira mais intuitiva, não existindo protocolos de tratamento como acontece atualmente no Ocidente.


Em 1922, Usui se mudou para Tóquio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai (Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui) para cuidar das pessoas com o Reiki e também ensinar quem quisesse. Isso serviu como uma forma de comprovar a eficiência da técnica.

Apesar da morte de Usui em 9 de Março de 1926, vítima de um infarto e hemorragia cerebral, a sua Gakkai em Tóquio continua em funcionamento até hoje.


Depois de Usui houveram outros presidentes sucessivos.

Abaixo estão as fotos de sr. Ushida (2º Presidente), sr. Taketomi (3º Presidente), sr. Watanabe (4º Presidente), sr. Wanami (5º Presidente), sra. Kimiko Koyama (6ª Presidente):





Depois da sra. Koyama, o sr. Kondo foi o 7º Presidente até Janeiro de 2010 e atualmente a presidência da Gakkai se encontra com o sr. Takahashi.


Imagem: Túmulo de Mikao Usui https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2021/03/95-anos-da-passagem-do-mestre-usui-9-de-marco-um-dia-de-reflexao/
Imagem: Túmulo de Mikao Usui https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2021/03/95-anos-da-passagem-do-mestre-usui-9-de-marco-um-dia-de-reflexao/

De acordo com as inscrições no túmulo de Mikao Usui, ele ensinou sua metodologia para aproximadamente 2000 alunos, porém somente 17 desses vieram a ser mestres, ou seja, chegaram ao terceiro nível do ensinamento e treinamento.

Imagem: Memorial de Mikao Usui https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2021/03/95-anos-da-passagem-do-mestre-usui-9-de-marco-um-dia-de-reflexao/
Imagem: Memorial de Mikao Usui https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2021/03/95-anos-da-passagem-do-mestre-usui-9-de-marco-um-dia-de-reflexao/

Um dos alunos de Mikao Usui foi Chujiro Hayashi, um oficial da Marinha Japonesa, ele iniciou Hawoyo Takata, que foi a responsável por difundir a técnica no ocidente.



A arte de tocar o corpo humano com as mãos, para confortar e diminuir dores, é um velho instinto. Quando sentimos dores, nossa primeira reação é a de colocar imediatamente as mãos sobre a área que está doendo. O toque humano gera calor, serenidade e conforto. Quando um animal lambe uma ferida, está agindo com os mesmos instintos que o ser humano ao colocar as mãos. 


O tato é o nosso primeiro sentido a ser desenvolvido e costuma permanecer totalmente ativo até o fim da vida. Um recém-nascido depende do toque da mãe ou do pai para sobreviver, e a partir desse sentido, ele começa a se desenvolver.


O Reiki é uma forma de energia viva e inteligente. Através dessa prática podemos restabelecer o equilíbrio natural, espiritual, físico e emocional.


E lembrando sempre que o Reiki é uma terapia complementar, para complementar o tratamento, e não substitui a medicina convencional.


 
 

Escute no Spotify



Também disponível nas plataformas:

Youtube Music: https://bit.ly/3EZcp0T


Posts Relacionados

Ver tudo
Conteúdo Gratuito

aproveite para conhecer nosso conteúdo desenvolvida para te auxiliar neste processo.

bottom of page